Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

10/04/2025 - Secretário da Saúde explica estratégias para aumentar a vacinação infantil em SP

Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, em entrevista ao programa 3, 2, 1, da Agência SP

 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

De 2022 para 2024, a tríplice viral passou de 78,42% para 98,65%; aumento também foi registrado no caso da febre amarela e poliomielite

   


 

Estado de São Paulo registrou crescimentos significativos na cobertura vacinal, reforçando a importância da imunização na prevenção de doenças. Os avanços são resultado de uma série de estratégias adotadas pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. O Incentivo à Gestão Municipal (IGM) permitiu a destinação de recursos para aprimorar a qualidade da atenção primária à saúde, incluindo a ampliação da vacinação. “Estamos investindo em programas que garantam a imunização da população e asseguram o direito à saúde”, destacou o secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, ao programa 3, 2, 1, da Agência SP.
 

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, passou de uma cobertura de 78,42% em 2022 para 98,65% em 2024, um crescimento de 20,23 pontos percentuais. A vacina contra a febre amarela também apresentou avanço, passando de 64,40% para 81,16%, com um incremento de 16,75 pontos percentuais. Outra grande conquista foi o aumento da cobertura da vacina contra poliomielite, que saiu de 77% para 92%, reduzindo significativamente os riscos de reintrodução da doença no estado.

 


 

A preocupação com a baixa adesão às vacinas nos últimos anos motivou a adoção de campanhas de conscientização e estratégias de ampliação do acesso aos imunizantes. “Por uma série de programas incentivados pelo governador Tarcísio de Freitas, conseguimos aumentar todas as vacinas do PNI (Plano Nacional de Imunização), mostrando que com eficiência e responsabilidade é possível garantir mais saúde para a população”, afirmou um porta-voz da gestão estadual.


Saiba mais

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado